segunda-feira, 8 de março de 2010

Neste centenário do dia internacional da mulher,

fim ao machismo, fim da mutilação genital, fim a criminalização do aborto ...

por Juliana Portella

Hoje é comemorado o dia internacional da mulher. Eu, particularmente, acho isso uma tremenda balela. Nem presentes a gente costuma ganhar nesse dia, portanto, pra quê dia da mulher? Isso não aumenta nosso protagonismo diante da sociedade.

 Em primeiro lugar, essa ideia  coloca a mulher  como alguém à parte  da sociedade. É segregação. Já parou pra pensar que aqui no Brasil é dada muita  ênfase ao dia do escravo, do índio, do professor... e não poderia faltar o da mulher, né?! Não comemoramos o dia do homem branco, o dia do burguês, do homem.

Não podemos fechar nossos olhos nesse dia para as dificuldades cotidianas que nós mulheres enfrentamos. Queremos, antes de rosas, políticas públicas que combatam  o preconceito, exploração econômica etc. Não dá mais pra se viver num país onde  o aborto é considerado um ato criminoso. Lutar pela vida é querer que o Estado se responsabilize pelo atendimento à saúde das mulheres nas diferentes fases da vida. Que coloque à disposição de todas nós o conhecimento e acesso a métodos de contracepção, ampliando o número e a qualidade dos postos de saúde. A opção por não ter filhos deve vir acompanhada por investimentos que facilitem a opção pela maternidade desejada. 

Gostaria que  toda a sociedade, neste dia de todas as mulheres do mundo,  se organizassem em prol da
igualdade. Do mínimo que se possa ter de garantia  dos direitois humanos. 

Um comentário:

Fernanda disse...

engraçado, esse post me fez lembrar uma frase da estampa de uma camiseta que uma vez vc tanto criticou . Dizia assim:
"eu aborto,
tu abortas,
somos todas clandestinas.."
radical a lot, né!?
rsrs
feliz dia da mulher,
saudações feministas.