sábado, 2 de agosto de 2008

Confusões de um vestibulando


Não aguentei e tive que colocar um título sensacionalista. rs

Ao decorrer do texto meu caro amigo, vocÊ

se decepciona.

Pois bem, vamos ao que interessa. Todas as pessoas são avaliadas em vários momentos de suas vidas. Desde a infância, o camarada (não vou mais usar a palavra individividuo, já falei ) passa por diversas formas de avaliações: pais, amigos, escola, etc. Na medida em que cresce, essas provas se tornam mais complexas e importantes para ele, às vezes são decisivas. Mas acredito eu, que a decisão mais temida, e mais decisiva( é pra ficar redundante mesmo ) pra vida de uma pessoa é o vestibular.

De fato, ser vestibulando não é tarefa fácil. Fazer uma prova, em um único dia, que testa seus conhecimentos em diversas disciplinas é algo que exige muitos tipos de habilidades dos candidatos. O vestibular não avalia apenas o conhecimento do indivíduo, avalia sua capacidade de reagir à pressão. Esse aspecto é agravado se pensarmos que toda a vida do estudante é decidida de uma única vez.

Se não bastasse o fato de se preocupar com o vestibular em si e em estar pronto para a mesmo, estudando de uma forma exaustiva, o jovem tem que conviver de forma paralela com uma das escolhas mais difíceis de sua vida: a profissão. Definir todo seu futuro profissional exige muita auto-análise. O pior é que, na maioria das vezes, essa decisão é feita na adolescência, uma fase de plena transformação. Não são poucos os relatos de pessoas que optaram por uma profissão e se arrependeram depois. Logicamente, elas podem realizar outro vestibular e começar tudo de novo, no entanto, não podemos negar o tempo perdido com uma decisão equivocada.

Escolher a profissão, em geral, não é tarefa fácil. Além desta dúvida, ainda existe a pressão da concorrência nos vestibulares. Por isso, o vestibulando deve prestar bastante atenção nas suas habilidades e gostos, além de pesquisar sobre o mercado de trabalho e atividades que o profissional da área desenvolve.

Mesmo após esta escolha, é preciso ficar atento, pois a concorrência do mercado e a exigência de habilidades diversas para a realização de uma atividade, exigem estudos contínuos. Ingressar na universidade é só o início de uma longa caminhada de estudos, às vezes até mais complicados, mas com certeza mais gratificantes.

Eu vestibulando, em crise, não sei o que fazer, e você, já decidiu ?

Nenhum comentário: